Resumo – Módulo I – Políticas educacionais da SEE
Você será introduzido nas políticas relativas à carreira docente e ao currículo definido pela Secretaria em 2008, para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
Compreender a política educacional e seus determinantes, situá-la bno contexto nacional, compreender o foco e as prioridades, dominar os fundamentos pedagógicos e legais referentes a carreira e a organização pedagógica da see.
Fala o que é política, oq eu é política educacional e diz que com a expansão das matrículas houve queda de rendimento e que a maior preocupação hoje é com melhora na qualidade de ensino, preocupação é com o aprendizado do aluno. Em São Paulo o ensino fundamental está universalizado e o médio possui 70% das matrículas líquidas.
São Paulo – Matrícula e indicadores de qualidade
· 98,4% das crianças e jovens de 7 a 14 anos frequentam a escola (PNAD 2008)
· 87% dos jovens de 15 a 17 anos frequentam a escola (Idem)
· 70% dos jovens de 15 a 17 anos cursam o Ensino Médio (Idem)
· No ranking do IDEB 2009, o Estado de São Paulo ocupa a 2ª posição na avaliação do EF Ciclo I, a 1ª posição no EF Ciclo II e a 3ª posição no Ensino Médio.
Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP/2007)
· 21% dos alunos de 4ª série do EF estão no nível abaixo do básico em Língua Portuguesa;
· 30% dos alunos de 4ª série do EF estão no nível abaixo do básico em Matemática;
· 22% dos alunos de 8ª série do EF estão no nível abaixo do básico em Língua Portuguesa;
· 27% dos alunos de 8ª série do EF estão no nível abaixo do básico em Matemática;
· 29% dos alunos de 3ª série do EM estão no nível abaixo do básico em Língua Portuguesa;
· 58% dos alunos de 3ª série do EM estão no nível abaixo do básico em Matemática.
Secretaria é a maior do brasil e atinge a totalidade da população alvo. Gabinete do Secretário – Conselho Estadual de Educação – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – Assistência Técnica de Planejamento e Controle Educacional ATPCE – Escola de Formação de professores – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP – Departamento de Administração – Departamento de Recursos Humanos DRHU - Departamento de Suprimento Escolar DSE -
CEI: 63 diretorias de ensino – Fundamental e médio.
COGSP: 28 diretorias de ensino – fundamental e médio.
Secretaria possui programas estruturantes pois servem de arcabouço para tudo o mais em termos de políticas educacionais. Nesse caso há dois grandes eixos dos programas estruturantes: a gestão da carreira (criação da escola, bônus de incentivo e valorização pelo mérito) e o eixo dos padrões curriculares (programa ler e escrever para o ensino fundamental e ciclo I e programa São Paulo faz escola para o ensino fundamental ciclo II e ensino médio). Há um eixo transversal que é o da avaliação (avaliação do desempenho dos alunos- SARESP, avaliação do progresso da escola IDESP, avaliação de competências docentes, concursos de promoção), de forma a quantificar e analisar o andamento das coisas.
Em 2007 foi implementada um nova agenda da educação com metas para a evolução da SEE. São elas:
Metas:
· Meta 1: Todos os alunos de oito anos plenamente alfabetizados;
· Meta 2: Redução de 50% das taxas de reprovação da 8ª série;
· Meta 3: Redução de 50% das taxas de reprovação do Ensino Médio;
· Meta 4: Implantação de programas de recuperação de aprendizagem nas séries finais de todos os ciclos de aprendizagem (2ª, 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio);
· Meta 5: Aumento de 10% nos índices de desempenho dos Ensinos Fundamental e Médio nas avaliações nacionais e estaduais;
· Meta 6: Atendimento de 100% da demanda de jovens e adultos de Ensino Médio com currículo profissionalizante diversificado;
· Meta 7: Implantação do Ensino Fundamental de nove anos, com prioridade à municipalização das séries iniciais (1ª a 4ª séries);
· Meta 8: Programas de formação continuada e capacitação da equipe escolar;
· Meta 9: Descentralização e/ou municipalização do programa de alimentação escolar nos 30 municípios ainda centralizados;
· Meta 10: Programa de obras e melhorias de infraestrutura das escolas
Dirigentes de Ensino | | 91 |
Supervisores | | 1.522 |
Diretores | | 5.422 |
Vice-Diretores | | 6.004 |
Professores-Coordenadores | Nas Oficinas Pedagógicas | 1.212 |
| Nas escolas | 9.020 |
Docentes | | 210.336 |
| Professores efetivos | 123.575 |
| Professores temporários | 84.600 |
| Temporários estáveis | 2.161 |
Total desses profissionais | | 233.607 |
Outros profissionais de Educação | ||
Apoio Escolar | 45.884 | |
Órgãos Centrais | 5.699 | |
Total desses | 51.583 |
ESCOLAS E ALUNOS | ||
Coordenadorias | Escolas | Alunos |
COGESP | 2.231 | 2.473.820 |
CEI | 3.169 | 2.175.549 |
Total de alunos | 5.400 | 4.649.369 |
Profissionais 285.190 |
Alunos 4.649.369 |
Há preocupação em saber o que realmente satisfaz em termos de aprendizado. Eixo: escola de formação, valorização por mérito, bônus. Buscar meritocracia. Professor é o que tem mais impacto no aprendizado dos alunos, quem mais precisa aprender é quem ensina, quanto mais bem prepatado for o professor melhor será o ensino, alunos aprendem mais quando o professor é preparado para colocar em ação um currículo para o qual teve preparo, treino. SEE entende que é impossível para a formação inicial dar conta da qualificação para um currículo, isso é mais forte ainda para países como o Brasil que possui base curricular comum mas há fortes diferenças regionais. Há diferença no enfoque, no ordenamento e na seleção de conteúdos. Entende que o curso deve fornecer formação sólida em conteúdos e procedimentos pedagógicos e transposição didática e que essa iniciação do professorado é crucial para seu posterior desempenho na carreira. Cabe á rede preparar o professor para trabalhar o seu currículo específico, tendo como referência as competências que se espera do professor e do aluno dentre a realidade local escolar. O currículo é necessário para grandes redes como a da SEE. A SEE deve ter um espaço institucional próprio para formação inicial e continuada, formação deve ser permanente.
LDB estipula ingresso por concurso, aperfeiçoamento continuado inclusive com licenciamento remunerado para tal fim, piso salarial profissional, progressão baseada em titulação, desempenho e/ou habilitação, período para estudos, planejamento e avaliação, condições adequadas de trabalho. Estágio probatório em 3 anos com avaliação no final. Tanto a LDB quanto o CNE estipulam avaliação e progressão por desempenho. No âmbito do Estado de São Paulo, também há leis que regulamentam a carreira do professor. A principal delas é o Estatuto do Magistério, Lei Complementar 444/85, e o Estatuto do Funcionalismo Público do Estado, Lei 10.261/68.
Dentro desses marcos legais, a Secretaria organizou o eixo de sua política educacional de gestão da carreira do magistério, no qual inclui-se o Novo Concurso de Ingresso Para Professores (Lei Estadual 1.094/2009).
SEE afirma que o presente concurso parte de uma seleção baseada em currículo e competêncais e habilidades requeridas. Curso busca ajudar o professor compreender a importãncia e significado do currículo e ver o que ele tem de diferente com relação aos PCNs. Ensinar a interpretar adequadamente o IDEB, como se constroi, para que serve e o que significa para a educação brasileira.
IDESP, metas para bônus. Quem faltar mais de 1/3 não ganha bônus. 2,4 salários onde alcançaram metas e 2,9 salários onde superaram e o resto proporcional. 167 mil professores ganharam bônus em 2009, 29 mil funcionários. Dos professores, 49% ganharam 2 salários ou mais, 48% dos funcionário ganharam 2 salários ou mais. Em 2010, 177 mil professores ganharam bônus, 63% mais de 2.500; 33 mil funcionário ganharam bônus e 77% mais de 1000. Promoção por mérito: faixa 2 ganha 25% mais que o salário inicial, faixa 3 ganha 50%, faixa 4 ganha 75% e faixa 5 ganha 100% mais que o salário inicial. 4 anos de efetivo exercício, 3 anos de uma faixa pra outra, prova todo ano, promovem 20% dos integrantes de cada faixa, analisa-se pelo exame anual, análise de assiduidade e permanência na escola. De1 pra 2 nota 6, de 2 para 3 nota 7, de 3 pra 4 nota 8 e de 4 pra 5 nota 9. Em 2010, 44.500 foram promovidos e ganharam 25% de aumento. O 20% é calculado sobre o total da categoria. Incentivos se devem a baixa atratividade da carreira, falta de estímulo para a formação, altas taxas de absenteísmo, baixa taxa de fixação, especialmente nas escolas de periferia, pequena amplitude da faixa salarial dos docentes,.
As políticas eixos dos padrões curriculares: Sâo Paulo Faz Escola e Programa Redefor – curso de especialização para professores e gestores da educação. Estados e municípios que elaboram os seus currículos, por força de lei, dentro dos PCNs. Competências a aprender; Conteúdos que podem apoiar a constituição dessas competências; Organização e sequenciamento dos conteúdos no tempo; Atividades de professores e alunos; Insumos didáticos; Avaliação e recuperação da aprendizagem. O estabelecimento de objetivos de aprendizagem não fica restrito somente aos professores. Currículo surge nos cadernos do professor e do aluno que constituem guia para o ensino/aprendizagem. Eles podem ser adaptados para a realidade cotidiana.
A gestão do currículo é a adequação das atividades aos objetivos previstos no mesmo. Conta com a participação dos coordenadores e diretores e ainda com apoio dos PCOPs. Demanda avaliação para análise e reatualização de metas. Os cadernos, além do caderno do gestor que traz sugestões de gestão, possuem sugestão de aulas, de avaliação, de materiais complementares e de recuperação, possui indicação das competências e habilidades a serem desenvolvidas. Traz sequências didáticas, nas quais pode se basear, 4 cadernos por ano, sugestão de metodologia de abordagens, temas assuntos, maneiras de complementar, bibliografia de referência. Propostas de exercícios em sala de aula, roteiro para atividade individual e em grupo, roteiro de experimento estudo de campo, lição de casa, textos e imagens de apoio, remissão a outros materiais e remissão a outros livros.
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